quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Zona Quente, o livro mais aterrorizante que você vai ler!

Você, que gosta de histórias de horror, terror e suspense. Você, que é fã de Lovecraft e Edgar Allan Poe. Você, que já leu (e viu em filme) todas as obras de Stephen King e se borrou jogando Silent Hill e Dead Space. Acha "A Centopeia Humana" perturbador? E se eu dissesse que existe um livro tão sinistro quanto, mas que conta coisas reais?

Bom pra ler antes de dormir!

Ouvi falar de "Zona Quente", de Richard Reston, no Nerdcast #283 e fiquei muito interessado. Comprei no Estante Virtual, mas demorei muito tempo pra ler. Antes disso emprestei pra alguns amigos, meu irmão e minha mãe. Todos eles tinham o mesmo comentário espantado: "É assustador!" Quando, finalmente, resolvi dedicar um tempo a ele, acabou sendo uma leitura express!


Os personagens centrais da história são os filovírus. O livro conta da descoberta desses simpáticos (NOT!) parasitas e o que eles podem causar no nosso organismo. Ah, não sabe o que são filovírus? Eu também não, até pouco tempo atrás. Sabe o Ebola? Isso, aquele que está causando uma epidemia na África enquanto você lê esse post. Então, ele é um filovírus. Além dele e de suas variantes, tem também o Marburg, um pouco menos conhecido mas não muito menos perigoso.

O autor tem um estilo de escrita simples e direto, é muito fácil de ler. Ele conta com detalhes os sintomas da doença e a evolução do quadro de saúde dos infectados pode chocar os mais sensíveis. A parte da descoberta da variação Reston é interessantíssima. Mas o que prende mesmo é que tudo o que está escrito realmente aconteceu! Isso todo o cenário muito mais medonho, estamos sujeitos a essa praga.

Enfim, é uma leitura que eu muito recomendo. Só uma dica: se puder, compre ele novinho. Sei que é uma frescura irracional, mas, como o meu é de sebo, sujinho e tudo mais, eu tinha nervoso de manuseá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário