segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Notas do Cotidiano - Ritual nosso de cada dia

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, rituais não estão necessariamente atrelados a nenhuma crença ou religião. Nós os praticamos todos os dias, conscientemente ou não. Quem não tem o seu ritualzinho matinal, por exemplo? O meu consiste em acordar, colocar 15 minutos de soneca no despertador, acordar de novo, tomar café da manhã, ler um pouquinho de jornal (o impresso mesmo), venerar o capiroto relaxar o intestino e tomar banho. Daí pra frente vareia de acordo com o dia.
Como ser produtivo?
Viram? É mais normal do que pensamos. Mas mesmo assim, eles têm uma poder muito forte, se você souber como usá-los. De novo não estou falando de nada exotérico. Falo sobre ritualizar o seu dia de trabalho. Principalmente se for autônomo, trabalhar de um home office ou tiver pretensões de desenvolver as suas habilidades criativas. Todo mundo que fala sobre organização (alou, Thais Godinho) ou dicas de escrita bate nessa tecla. Isso faz com que você se concentre naquela tarefa e, magicamente, o tempo rende MUITO! Eu, por exemplo, gosto de colocar um copo de água na mesa pra beber sempre que paro pra pensar. Além disso, ponho o fone de ouvido e fico ouvindo sons de chuva pra me desligar do ambiente externo. Sendo uma pessoa tão dispersa, eu posso garantir que a melhora é grande.

Também não precisa ser tão extravagante...
E dicas pra criar uma rotina/ritual que funcione? Já ouviu falar naquele livro, "O Poder do Hábito"? Eu não li, mas um amigo meu leu e disse que é muito bom. Fala justamente de como podemos mudar a nossa vida mudando poucas coisas no nosso dia a dia. Mas, principalmente, aconselho você a refletir sobre o que te ajuda a se concentrar (e o que atrapalha), até chegar no ritual ideal. Depois fala o que descobriu, vai que serve pra mim também. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário