quarta-feira, 12 de março de 2014

Gourmet de Pé Sujo - Bolo de Manteiga de Amendoim


Tirei, traduzi e adaptei a receita daqui.

1 xícara de manteiga 'mole' (aqui no Rio é só deixar fora da geladeira por 15 minutos)
2 xícaras de açúcar
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de manteiga de amendoim (como aqui no Brasil é caro, eu recomendo que você mesmo faça a sua)
5 ovos
2 colheres sopa de baunilha
3 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de chantili

Como eu não tenho a maior forma de bolo do mundo, eu usei duas e fiz dois bolos de tamanho 'normal'. Comece untando com manteiga e farinha as formas e preaquecendo o forno bem baixinho, a 160ºC.

Pegue um bowl bem grande ou use o da sua batedeira, mas tenha noção de que é MUITA massa. Na tigela da minha batedeira, por exemplo, não daria tudo, por isso eu usei uma daquelas batedeiras de mão, sabe?
Bata a manteiga e o açúcar até que fique uma mistura clara e fofa. Adicione o açúcar mascavo e a manteiga de amendoim e continue batendo. Adicione os ovos, um por vez, e mexa bem após cada um. Adicione a baunilha.

Em outra tigela, misture a farinha, o fermento, o sal e o bicarbonato. Adicione 1/3 desses ingredientes secos na mistura da batedeira e 1/3 do chantili e siga assim até o fim.
Pronto, a sua massa já está linda e muito gostosa! Agora basta preencher as formas até aproximadamente 3/4 (afinal, ela vai crescer bastante no forno e você com certeza não está afim de ficar com o fogão cheirando a amendoim). Deixe no forno por 60-90 minutos! Eu sei que parece bastante tempo, mas lembre que o forno está baixinho!

Deixe o bolo esfriar por 10 minutos e tire-o da forma. Quando ele esfriar completamente, coloque essa cobertura:

1/2 xícara de manteiga mole
1 xícara de manteiga de amendoim
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
3 colheres de sopa de leite

Basta levar para a batedeira as manteigas até que estejam bem misturadas. Adicione o açúcar e o leite até obter a consistência desejada e pronto!