Hoje eu começo oficialmente a documentar aqui no blog a minha busca por organização e produtividade. Cansei de ser uma pessoa desorganizada e cheia de pendências, atormentada por guilty pleasures e com dificuldade de arrumar tempo pra fazer qualquer coisa.
Pensei e pensei (e pedi ajuda pra Renata) e decidi que a melhor maneira era planificar o processo. Sempre ouvi dizer que escrever ou verbalizar alguma coisa ajuda a torná-la mais real. As palavras têm poder, quem já fez terapia sabe disso; ou quem mantêm um diário; ou quem já desabafou com algum amigo...
O primeiro passo foi definir qual é o meu objetivo final. Aonde eu quero chegar com isso? A resposta veio fácil: ser uma pessoa mais organizada e produtiva. Mas isso é muito relativo, o que é produtivo pra um pode não ser para o outro, certo? E, afinal, em qual o nível de organização eu quero chegar? Tentando colocar em termos mais práticos, eu refleti mais a fundo e defini que o objetivo principal é ter tempo pra fazer as coisas que eu quero e que eu preciso. E, sobretudo, me sentir bem comigo mesmo.
Em seguida tive que descobrir o que eu preciso fazer para alcançar esse objetivo. Parece simples mas não é. A resposta imediata veio: ser uma pessoa mais disciplinada. Novamente uma frase muito vaga. O que significa ser uma pessoa mais disciplinada? Na verdade é uma condição que eu preciso ter para atingir o meu objetivo. Pensei mais um pouco e defini 3 metas primordiais, que serão destrinchadas ao longo da série:
1) Organizar o meu espaço físico. Isso inclui a minha maravilhosa mesa de trabalho, espaço pra guardar equipamentos, armário e por aí vai.
2) Organizar o meu espaço virtual. Falo de não deixar lixos no desktop, limpar a caixa de email, etc.
3) Mudar hábitos do dia a dia. Esse é o mais difícil e o mais importante. Na verdade tem que acompanhar os dois primeiros, do contrário nada muda realmente. O plano é partir das coisas mais simples.
Basicamente é isso aí. A partir dos próximos posts vou destrinchando tudo e ver no que dá. :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário